PRODUÇÃO DE CERVEJA A PARTIR DE KIT

Cerveja em casa

A FORMA MAIS FÁCIL DE PRODUZIR CERVEJA EM CASA

Existem diversas formas de dar início à arte de produzir cerveja artesanal em casa. Cada um destes métodos envolve técnicas mais ou menos complexas, diferentes níveis de conhecimento e vários tipos de equipamento.

Para quem está a dar os primeiros passos e deseja iniciar-se na produção de cerveja, os kits de cerveja são a opção recomendada. Esta é a forma mais simples e económica de começar a produzir cerveja em casa.

O QUE SÃO KITS DE CERVEJA

Os kits consistem em preparados de cerveja que permitem saltar as etapas mais complexas da produção, facilitando a tarefa de quem se está a iniciar nesta área.

As receitas para produção de cerveja a partir de kit são relativamente simples, rápidas e requerem um conhecimento técnico menos aprofundado. Este método requer também menos equipamento, resultando num investimento inicial mais reduzido.

Sendo um método de produção de cerveja para iniciantes, a probabilidade de falhar é inferior e a qualidade final da cerveja é surpreendente.

KITS DISPONÍVEIS NA LOJA CERVEJA ARTESANAL

A Cerveja Artesanal tem disponível na sua loja online diversos kits das marcas Mangrove Jacks, Muntons Connoisseurs e Brewferm. Estes kits irão permitir a produção de cerveja do tipo IPA, Pilsner, Stout, entre outros.

Na descrição de cada kit é possível encontrar informação adicional relativamente ao número de litros que o preparado irá produzir, o teor alcoólico e outros dados relevantes como o IBU, a cor da cerveja e os seus ingredientes.

Os kits estão disponíveis na categoria “Kits“. Deixamos três sugestões em baixo: 

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO

Para além do kit de cerveja, é necessário adquirir o equipamento que irá permitir a produção de cerveja de forma apropriada.

E embora seja possível adquirir todo o material separadamente, é recomendável (e também mais económico) adquirir um conjunto que englobe todo o equipamento necessário. Desta forma, é garantido que não faltará nada na hora de dar início ao processo.

A loja Cerveja Artesanal tem disponível dois conjuntos de equipamentos:

  1. Conjunto de iniciação Básico;
  2. Conjunto de iniciação Deluxe.

O conjunto de iniciação deluxe é mais completo e tem a vantagem de incluir um segundo balde que permite transferir a cerveja, filtrando-a antes do seu engarrafamento.

Este conjunto inclui também um densímetro e um termómetro para controlar o processo de fermentação e ainda uma válvula de enchimento que evita a oxidação da cerveja durante o engarrafamento.

Desta forma, o conjunto deluxe da Brewferm é o recomendado para todos os iniciantes, uma vez que inclui todo o material necessário.

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CERVEJA

A produção de cerveja a partir do kit inclui quatro fases distintas:

  1. ELABORAÇÃO DA RECEITA

Depois de adquirido o equipamento necessário e o kit de cerveja, é possível dar início ao processo.

Os kits incluem instruções passo-a-passo de todas as etapas da produção. A receita irá variar consoante a marca do kit e do tipo de cerveja, pelo que é importante seguir as instruções específicas de cada kit.

De notar que, para a elaboração da receita, será necessário utilizar açúcar ou extrato de malte. Estes ingredientes não estão incluídos no kit e o extrato de malte, que confere maior qualidade à cerveja, está disponível na loja Cerveja Artesanal.

  1. FERMENTAÇÃO

A fermentação é o processo que permite transformar os açúcares em álcool e gás carbónico, e irá decorrer ao longo de algumas semanas.

Para tal, assim que a primeira etapa estiver completa, o balde fermentador é armazenado a uma temperatura entre 16 e 26°C. A temperatura adequada e o tempo exato de fermentação encontram-se indicados no kit.

De notar que temperaturas inferiores a 15°C poderão parar o processo de fermentação e temperaturas superiores ao recomendado irão diminuir a qualidade final da cerveja.

O processo de fermentação estará terminado quando o borbulhador deixar de mostrar sinais de atividade e a densidade da cerveja estiver de acordo com os valores indicados no kit.

  1. ENGARRAFAMENTO

Assim que a fermentação estiver completa, é possível proceder ao engarrafamento da cerveja.

Contudo, antes de engarrafar, é aconselhável transferir o conteúdo do balde de fermentação para um segundo balde, de modo a filtrar grande parte dos resíduos.

Existem dois tipos de garrafa disponíveis para engarrafar a cerveja:

O conjunto de iniciação Brewferm já inclui 100 caricas e um capsulador. No entanto, as garrafas deverão ser adquiridas separadamente.

Na loja da Cerveja Artesanal é possível optar por garrafas long-neck ou steinie, com carica ou flip-top e escolher entre diversos tamanhos de garrafa (33cl, 50cl e 75cl).

Além disso, as garrafas devem estar devidamente sanitizadas antes de proceder ao engarrafamento. Para tal, é aconselhável adquirir um lava garrafas e um enxaguador para facilitar o processo de sanitização.

  1. CARBONATAÇÃO

Depois de engarrafada, a cerveja é armazenada durante um período que deverá variar entre duas e três semanas, de acordo com as indicações do kit.

Ao longo deste período irá decorrer o processo de carbonatação, que irá atribuir à cerveja a sua carbonatação definitiva, clarificar a sua cor e acentuar o seu sabor e aroma.

No final deste processo a cerveja estará pronta a ser consumida.

TEMPO DE PRODUÇÃO

Todo o processo de produção de cerveja artesanal a partir de kit deverá durar cerca de um mês.

A elaboração da receita e o engarrafamento da cerveja são as fases que envolvem maior intervenção, mas são igualmente fáceis e rápidas de completar.

Por outro lado, a fermentação e a carbonatação implicam apenas um controlo da temperatura e das condições de armazenamento. Apesar de mais demoradas, estas fases são cruciais para a qualidade final da cerveja.

CUSTO TOTAL DE PRODUÇÃO

A produção de cerveja a partir do kit irá implicar um investimento inicial de cerca de 144,69 euros:

Os preços dos kits de cervejas variam entre 19 e 26 euros, consoante a marca e o tipo de cerveja pretendida. Será este o custo de cada lote de cerveja e irá permitir uma produção de até 23 litros de cerveja.

Estes são apenas valores de referência, que irão variar consoante o kit pretendido, os tipos de garrafa e a opção de usar açúcar ou extrato de malte.